Buscar
  • Tata

Como legalizar documentos escolares brasileiros na Argentina



No post anterior (clique aqui), expliquei sobre a necessidade de legalizar os documentos escolares no Ministério de Educação argentino e para que serve esse processo.

Mas de nada serve explicar o processo, sem explicar os detalhes de como se inicia, de como organizar seus documentos para apresentar da forma correta, né mesmo?

Nesse post, vou explicar quais os documentos escolares são corretos e suas variações, abarcando os formatos de todo o Brasil.

É sempre bom lembrar que nossa agencia (www.exito-assessoria.com) faz todo o processo de legalização representando você, evitando, assim que você tenha que viajar antes do início das aulas. Nós fazemos todo o processo de legalização de documentos no Ministério de Educação argentino, sem sua presença.

Bom, vamos aos documentos!


Quando você termina o ensino médio, o terceiro ano, sua escola tem que entregar o Certificado de Conclusão e, junto com ele, o histórico dos 3 anos do ensino médio.

Como é isso?

Histórico do Ensino médio

Nesse documento, devem constar algumas informações importantes;

§ Seu nome completo (tem que estar idêntico ao RG)

§ Seus dados (se tiver número de RG, nome dos pais... tudo tem que estar idêntico ao RG)

§ Se não tiver idêntico, faz o que? Vai na escola e manda corrigir. Isso mesmo!

O Histórico Analítico mostra suas notas e sua carga horária do ensino médio.

Essas notas têm que estar em números, sim!

Se as notas são em letras, a escola tem que fazer uma legenda no documento. Pode ser anexo? Não, não pode!

Certificado de Conclusão do Ensino médio

Esse certificado pode ser apresentado de duas formas: dentro do Histórico e como um documento a parte. As duas formas são válidas, mas tem que ser Certificado, não pode ser Atestado ou Declaração. Atenção a isso!

Tem que verificar o mesmo que você verificou no histórico:

§ Seu nome completo (tem que estar idêntico ao RG)

§ Seus dados identificatórios (se tiver número de RG, nome dos pais... tudo tem que estar idêntico ao RG)

§ Se não tiver idêntico, faz o que? Vai na escola e manda corrigir. Isso mesmo!

Tem alguns casos especiais:

§ Recebeu o Certificado de Conclusão pelo ENEM. Pode? Pode sim. No certificado tem todos os dados e declara que foi concluído pelo ENEM.

§ Fez Educação de Jovens e Adultos, a famosa Supletivo. Pode? Pode sim. Nesse caso, aparece na frente o Certificado e, no verso, as notas, que correspondem a um único período.

Bom! Com os documentos certinhos, todos os dados idênticos, com os nomes corretos, com o certificado certificando, que se faz?

Vou colocar em passos, assim fica mais didático:

Passo 1 – Nos documentos escolares, sejam eles de qualquer parte do Brasil, o diretor e a secretária assinam. Você tem que reconhecer a firma do diretor ou da secretária, no original (atenção que eu disse original) de uma das duas assinaturas (não precisa ser as duas, pode ser só uma).

Como é isso? Você liga para sua escola ou vai lá. Bom, você entra em contato com sua escola e pergunta qual o cartório que a diretora ou a secretária tem firma aberta. Eles vão te dizer (assim espero). Pronto, você vai nesse cartório com seu(s) documento(s) escolar(es) e diz: quero reconhecer a firma de fulane. Pronto! Tá feito!

Passo 2 – Com as firmas reconhecidas, você vai fazer a segunda parte, também importante: vai carimbar na Secretaria de Educação. Aí, na sua cidade mesmo, você leva os documentos originais, com a firma do diretor ou da secretária reconhecidos em cartório e pede para que e Secretárie de Educação carimbe e assine. Não pode ser só carimbo, tem que assinar também (não precisa reconhecer a firma da assinatura de Secretárie).

Pronto! Já está pronto para as devidas legalizações de acordo entre os dois países: Ministério de Relações Exteriores e Ministério de Educação.

Sobre o Ministério de Relações Exteriores, eu explico em um outro post, assim não fica tão longo.

Hábraços

16 visualizações
  • Instagram
  • PodCast Spotify
  • Twitter
  • Facebook
google-site-verification=NQmrVxWpeXeQCdFDOPQ-0PuvGsncLo4s9ggkNCAGxnk