Buscar
  • Tata

De repente, inclusive o CBC tem aulas à distancia na quarentena!

O novo Coronavírus (Covid-19) está presente em todos o país e isso é um fato que não podemos questionar. Devido a falta de possibilidade mobilidade e de estar isolado, na Argentina, completamente, ser um fato, muitas instituições começam a se remodelar, rapidamente, para que não haja um prejuízo social maior. 

Essas foram algumas adaptações na quarentena em Buenos Aires:


  • Restaurantes só entregam por delivery, não podemos ir buscar a comida;

  • Escolas, públicas e particulares, dão aula online e as avaliações também serão online;

  • Bancos fechados com atendimento ampliado por chat;

  • Farmácias com limite de pessoas (só entra uma pessoa por vez);

  • Uber não pode funcionar;

  • Taxis e onibus só podem levar passageiros que estão com exceção para trabalhar;

  • Muitos serviços estão adaptados para essa distância!


A Universidad de Buenos Aires também teve que repensar seu antigo sistema de funcionamento, completamente presencial. Depois de perceber que esse sistema de isolamento duraria muitos meses, a UBA passou a proporcionar aos estudantes aulas completamente online para que nenhum estudante perca seu ano letivo e a formação superior possa seguir seu curso, normalmente.


Todos os estudantes que estavam acostumados e até preferiam, todas as semanas, ver seus professores, seja pelo CBC ou já nos anos posteriores a esse, tiveram que se acostumar com as aulas feitas por um Campus Virtual, igual ao UBAXXI.


Falando sobre o CBC, como a quarentena foi instalada dia 19 de março, 11 dias antes de as aulas serem iniciadas, todos ficaram à espera de uma informação. Seria iniciada mesmo dia 01 de abril? Como saberíamos se as aulas do Ciclo Básico Comum da UBA seriam pela internet? Quando são as novas datas de prova do CBC?



A UBA/CBC se reorganizou rápido e publicou o novo sistema de aulas e atualização do calendário acadêmico, assim como o UBAXXI já fazia há anos. E as aulas dos anos seguintes começaram a ser por video, completamente online.

As aulas do CBC são acessadas por meio de um usuário que foi gerado para que as tarefas sigam o cronograma do semestre. E, caso você, que está lendo esse blog, não tenha um usuário no SIU Guarani/CBC, eu te explico como vai fazer para ver as aulas.



Passo 1 – Procurar sua comissão. Você deve saber em que comissão você pertence (corresponde a sala presencial, aos professores específicos que vão te ensinar o conteúdo da matéria).


  • Para saber sua comissão ou sala a que deve estar no Ciclo Básico Comum – CBC da UBA, você deve entrar em https://www.cbc.uba.ar/loadbalancer/consulta.php

  • Clica em consultar

  • Coloca os dados que estão em seu Formulário de Inscrição (aquele que você recebeu quando foi entregar os documentos na sede do CBC), de cor verde claro.


!!!E vai aparecer o número de sua comissão (são 5 números)!!!


Passo 2 – Vamos ao Campus Institucional Virtual. Onde, efetivamente, você vai poder ter as aulas que correspondem a esse semestre, acompanhar o conteúdo do CBC e fazer as atividades que vão sendo publicadas. 


É importante ressaltar que você não precisa entregar as atividades ou carregar ela no site. No CBC presencial, quando todos podiam ter acesso ao professor, já não precisa entregar as tarefas, então continua do mesmo modo.


Passo 3 – Seguir o calendário acadêmico proposto pelas tarefas do Campus Virtual do CBC. É muito importante não deixar o calendário para trás, pois a prova vai exigir tudo o que está sendo proposto no Campus Virtual.


ATENÇÃO: As provas do CBC serão online. Cada professor, de acordo com a comissão, vai indicar qual será sua forma de avaliação. Essa modalidade está indicada somente para o primeiro semestre. Vamos informar, aqui, quando se atualizem as informações para o segundo semestre.



Com essa nova proposta, não só sa UBA/CBC online, porque todas as instituições de educação estão assim, inclusive a Barceló, que é a universidade particular mais frequentada pelos brasileiros, estão de readaptando quando a metodologia e didática. 


Meu desejo é que todos possamos passar por isso da forma mais saudável e com os êxitos que havíamos planejado para esse ano.


Com o advento do semestre online, muitos brasileiros estão retornando à suas casa, em suas cidades, no Brasil, retornando, pela fronteira de ônibus ou de avião. No próximo post, vou explicar como você pode ir para o Brasil, caso necessite ou deseje.


Boa aulas e ótimas provas nesse período de readaptação! Seguimos por aqui! :D

27 visualizações
  • Instagram
  • PodCast Spotify
  • Twitter
  • Facebook
google-site-verification=NQmrVxWpeXeQCdFDOPQ-0PuvGsncLo4s9ggkNCAGxnk