Buscar
  • Tata

4 conselhos para ter êxito no CBC - Ciclo Básico Común



O Ciclo Básico Comum é o primeiro ano da Universidad de Buenos Aires. Todos os estudantes que  entram a qualquer curso de graduação devem cursar o CBC. Embora seja parte do curso é um Ciclo Nivelatório com matérias do ensino médio.


É obrigatório a todos: estrangeiros e argentinos!


Todos ficam super ansioses para chegar, já, às principais matérias do curso, mas o CBC é essencial para que tenhamos uma super base, que vai ser exigida, nas matérias do próprio curso. Esse é um preparatório fundamental para que possamos entender como funciona o método de ensino argentino.


Para que você possa entender melhor como pode se preparar, preparar sua boa energia, aqui, envio 4 conselhos que foram fundamentais quando cursei o CBC. E esses pensamentos/conselhos foram fundamentais para o êxito que tive!



Conselho 1 – Não subestime o Ciclo Básico da UBA

Eu entendo que existe um desespero, uma ansiedade para começar as matérias específicas do curso superior que você escolher e a tendência de todos é: ah, só são 6 matérias em um ano. São matérias básicas do ensino médio. Tenho uma super nota no ensino médio.


Mas é importante saber a que instituição que você vai entrar e eu te digo: é a UBA - Universidad de Buenos Aires. E essa é uma mega instituição. É a melhor universidade da América Latina, ou seja, não há, em todos os países mais próximos, aqui nesse continente, uma universidade melhor (isso foi constatado esse ano).


Por isso mesmo, é mega importante não subestimar a UBA, menos ainda o Ciclo Básico Comum! Comece pensando que você vai estudar muito, de forma organizada e continuada!



Conselho 2 – Estabeleça uma rotina clara e firme de estudos

Um ponto importante e inicial é abandonar a idéia de que o professor ou professora vai te acompanhar como um pai ou mãe! Na universidade isso muda drasticamente!

E, na UBA isso é um hábito! kkkkkkkkkk


Quando você entra no CBC, a universidade te dá um cronograma para todo o semestre. Isso significa que você já sabe todos os assuntos que vai ter que aprender durante todo o semestre.


E, tudo isso, é importante que você estude antes de ir para as aulas (já que tem o cronograma)! O professor não vai te ver como uma folha em branco, como antes, como era no ensino médio. Você tem que ter sua rotina de estudos e estar atualizado perante o cronograma que está publicado.


Conselho 3 – Chegue a sua aula com o conteúdo já estudado

Como você já sabe que deve ter disciplina... para que serve uma rotina tão rígida?

Para chegar as aulas com a matéria já lida!

Aqui, não é comum chegar à aula sem saber o que o professor vai falar, sem ter lido nada!

O professor ou a professora já te olha, na aula, como se tudo tivesse sido estudado. Embora, você possa não ter aprendido o que leu, é importante você ter tentado.

Por exemplo, em matemática, você deve ter tentando fazer os exercícios e levar suas dúvidas para as aulas, para a professora.



Conselho 4 – Seja persistente – Desistir é a útima opção

Quando uma pessoa chega a um novo país, isso é o mais importante: Persistir!

A UBA tem me ensinado que o tempo é nosso amigo, nosso aliado e que temos que ser pacientes com nosso processo de adaptação a esse novo que vamos viver!

Viver em um novo país é a experiência mais linda que uma pessoa pode recomendar a outra, é a melhor experiência que uma pessoa pode ter em seu processo de evolução, de amadurecimento.


Entrar a universidade é o momento mais lindo da vida de uma pessoa e ter as duas coisas, que estou mencionando, causa uma explosão de ansiedade, de expectativas, de muitíssima imaginação quanto ao que todos sempre esperam.


Digo isso, nesse momento, para que dizer que é importante estar flexível na vida, nas situações que vão surgir, na nova rotina que a universidade vai estabelecer, na nova cultura que se coloca frente a todos.


Desistir é colocado quando a frustração, por ventura, surge! É muito importante saber que as pessoas se frustam na busca de seus sonhos e isso é super normal, mas essa frustração não tem que determinar sua força.

Por isso, o conselho mais importante é: persista! Você tem que confiar no sonho que move seu coração, que traz energia para você. 


Nunca, nunca mesmo, desista de você!

15 visualizações
  • Instagram
  • PodCast Spotify
  • Twitter
  • Facebook
google-site-verification=NQmrVxWpeXeQCdFDOPQ-0PuvGsncLo4s9ggkNCAGxnk